Como Medir Conteúdo Local

A Terratek é uma empresa credenciada para a Certificação de Conteúdo Local

pela a ANP, o conteúdo local só tem validade quando é comprovado por meio da apresentação de um certificado de Conteúdo Local emitido por uma Certificadora Credenciada pela Agência (ANP).

A certificadora credenciada pela ANP deve realizar o cálculo do conteúdo local em conformidade com os critérios e com os procedimentos estabelecidos pela Resolução ANP nº 19/2013, documento público disponível no website da agência.

Sistema de Certificação de Conteúdo Local

A certificadora credenciada pela ANP realiza a certificação de conteúdo local tanto das operadoras de blocos quanto dos fornecedores da cadeia de petróleo e gás natural.

Ao consolidar os certificados de conteúdo local de seus fornecedores e também os certificados de conteúdo local de equipamentos e mão de obra próprios, a operadora prepara o Relatório de Investimentos Locais, por meio do qual comprova o conteúdo local à ANP, que por sua vez realiza auditoria e controle na certificadora e na operadora.

Como funciona a Certificação de Conteúdo Local

A certificação de conteúdo local consiste, basicamente, em um processo de análise, realizada pela certificadora, de documentos disponibilizados pela empresa cujo bem e/ou serviço é objeto de certificação a fim de extrair dados como origem, quantidade, valor e tempo de utilização dos equipamentos e/ou da mão de obra.

Em seguida, a certificadora realiza um cálculo cujo resultado é o percentual de conteúdo local do bem e/ou serviço. Por fim, a certificadora elabora e entrega ao seu cliente o certificado de conteúdo local, que, além do percentual, apresenta os principais dados da certificação, como fornecedor, objeto de certificação e contratante.

Dependendo da certificação, a certificadora poderá realizar uma ou mais visitas técnicas presenciais com o objetivo de inspecionar o bem e/ou serviço objeto de certificação e coletar dados não encontrados nos documentos disponibilizados pela empresa.

Além disso, em certificações com alto grau de complexidade, a ANP poderá ser envolvida diretamente no processo, como, por exemplo, no caso de certificação de sondas de perfuração, unidades estacionárias de produção (UEP) e embarcações de apoio..

Leave a Comment

Localização

Sobre nós

A Terratek traz mais de 40 anos de experiência em engenharia geotécnica e estrutural com projetos em diversos países, oferecendo soluções e tecnologia de ponta nos serviços de Consultoria e Projetos, Monitoramento Dinâmico, Ensaios em Fundações Profundas, Investigações Geotécnicas, Instrumentação e Monitoramento, Distribuição de Software e Conteúdo Local.

Newsletter

Cadastre seu e-mail para receber nossa newsletter

© 2014 Terratek - desenvolvido por Mktnova